Obesidade x Motivação
Muitas vezes ouvimos falar que a obesidade é um inimigo que não conseguimos vencer. Essa luta nos leva a pensar que existe dor e tristeza quando se é obeso. Para mudanças ocorrerem é necessário que haja responsabilidade naquilo que se compromete, no caso seria "Emagrecer".

Atualmente ninguém engorda porque quer, mas sim porque tem padrões alimentares e de atividade física distorcidos. Come-se por vários motivos. Muitas vezes a alimentação inadequada é fruto de uma má educação alimentar, em outros casos, fica nítida a associação de tristeza, depressão ou preocupação com a ingestão de alimentos altamente calóricos.

Estamos tentando buscar as causas desse comprotamento. O indivíduo só age quando procura satisfazer alguma necessidade, cuja insatisfação canaliza seus esforços na direção de determinados objetivos, que podem ser concretos na forma de alimentos.

O ato de procurar atingir um objetivo; como conseqüência de um estado de necessidade insatisfeita, constitui aquilo que chamamos de comportamento motivado.
As necessidades correm no interior do indivíduo e são sempre digeridas para metas, denominadas incentivo.

O indivíduo cresce enquanto pessoa ao procurar formar criativas que possam facilitar a consecução dos seus objetivos. Portanto, a motivação de uma pessoa depende basicamente da força dos seus motivos, que representam sempre os porquês dos comportamentos.

Assim, a psicologia terá que se unir com a área médica, de nutrição e de preparação física para alcançar um melhor resultado, trabalhando os aspectos motivadores, ocorrendo assim, uma melhor auto-estima, facilitando a sua proposta de vida.

Chegamos na qualidade e na identificação de um reconhecimento interno obtendo resultados satisfatórios, pensando sempre numa manutenção sem recaídas.
Motive-se, trabalhe com entusiasmo e chegue ao seu propósito. Sucesso é o que desejo na sua proposta de vida em perder peso.

Márcia Barciela Brandão
Diretora Financeira da Unipsico - BS